quinta-feira, 18 de março de 2010

Jessica Stroup


11 comentários:

  1. Boa tarde,

    Vou dizer o que acho:
    Dizer-se que se faz styling quando se limita a criar conjuntos de roupa que se agregam sem mas nem porquê, apenas porque se acha bonito é um bocado pretencioso. Não existe contextualização socio-cultural, consciencia de movimentações culturais contemporaneas, técnicas de pesquisa, trend hunting, nada. "Ah eu gosto disto que se usava nos 70's, e pronto é giro e escolho."
    Há estilistas que demoram meses a criar outfits por andarem a estudar a sociedade duma determinada época/região duma ponta à outra e ao estudares uma sociedade se calhar a parte da roupa seja equivalente a uns 5% do estudo, embora seja através dela (Mas não só!!) que no final te vais expressar. Mais, no estilismo nem precisas de usar peças iguais ás que se usavam numa determinada época/região para se perceber que é inspirada nessa época/região... basta que a essencia que passas com o styling seja o mesmo.
    Eu se me inspirar nos anos 70 na Inglaterra para me vestir, vou estudar a sociedade inglesa da altura, vou conhecer/relembrar os movimentos culturais emergentes, os instalados, vou conhecer os avanços técnológicos da altura, vou a outras artes saber o que era novo na altura, ouvir muita musica, ler muitas letras, saber quem governava, quem se opunha, etc... Ou então compro um casaco de cabedal e rasgo uma t-shirt e digo que é Post Punk 70's Inglaterra, tiro umas fotos e digo que faço styling.
    Como é óbvio eu não quero saber se sabes o que é styling, mas preocupa-me o facto de a mãe ou pai duma miuda qualquer que queira enverdar por essa área poder vir parar aqui e aí seja meio caminho andado para não deixar a filha estudar nessa área por achar uma coisa tão descabida.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,
    Aceito todas as suas opiniões mas em minha defesa eu tenho em considerações todos esses aspectos que mencionou. E sou uma profissional na área ainda experiente e humilde o suficiente para o admitir e por ainda estar a aprender e os trabalhos que até agora apresentei no blog são trabalhos antigos e foram para ajudar pessoas amigas num contexto muito básico e que as roupas nem eram por mim escolhidas. Relativamente a dos anos 70, foi uma sessão dedicada a minha avó através de uma fotografia da mesma, com roupas cedidas pela mesma. Claro que poderia me inspirar em tantas outras coisas como por exemplo como referiu londres dessa época mas essa foi a minha inspiração. Para além de que nem toda a gente que começa nesta área tem os mesmos recursos como por exemplo financeiros para conseguir totalmente passar para a fotografia a imagem que tem em mente mas um bom criativo também se vê pelo trabalho que faz com os poucos recursos que tem.
    De qualquer maneira obrigada pela constatação e opinião Anónima, com a qual concordo, e sabia que ao começar por apresentar trabalhos imaturos e antigos correria esse risco e só criei o blog a pedido de muitas familias e ainda estou a tentar integrar-me como explico no blog. E se um pai quer pesquisar o futuro de um filho que queira seguir esta área se for inteligente não irá pesquisar em blog ou até mesmo na internet onde as informações nem sempre são de confiante nem tão o verdadeiro exemplo das coisas, mas sim pegará em revistas da área e verá o que o seu filho ,depois de muita experiência, poderá vir a ser, como eu, ainda aprendiz, poderei a vir a sê-lo também. Não sou pretensiosa e irealista ao ponto de achar que styling é apenas por coisas bonitas em conjunto, e conjugar padrões e seguir estereotipos e regras mas sim demontrar a minha visão das coisas. Há quem gostará, há quem não e ainda bem.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Relativamente á sessão dos anos 70 que falaste, tenho a dizer que nem sei do que falas porque não a vi, falei nos anos 70 e em Inglaterra por acaso e apenas como exemplo, como poderia ter falado nos anos 60 e movimentos emergentes do estado da California.
    De qualquer forma, eu concordo contigo. Na minha opinião um pai não deve decidir nada por um filho, se o quer aconselhar vai a sites com alguma credibilidade e a outros meios, mas infelizmente as coisas nem sempre são levadas ao rigor.
    Repara, não me choca que digas que fazes styling (embora na minha opinião tu não faças uma pequena ideia do que é styling). O que achei pretencioso foi mesmo o facto de dizeres que o fazes e ainda cobrares dinheiro por isso. Claro, se há pessoas que pagam, isso é com elas, mas isso nem está em questão.
    As pessoas podem gostar das conjugações de roupa, com os penteados e fotografia que fazes, podem também não gostar. No entanto dizer que fazes styling podem dizer, mas a verdade é que não o fazes.
    Em relação aos meios com que trabalhas, não tem relação nenhuma com o que postei anteriormente. Existem trabalhos de Styling classificados com 17 valores (de 0 a 20) nas melhores faculdades do mundo da área, que nem modelos têm, roupa quase não aparece e a fotografia é tirada com webcam se for preciso.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. para uma pessoa estar tão preocupada com o futuro desta rapariga pode ter 2 razões:
    1º Ou está com certo receio que ela lhe retire o lugar no mercado, porque de certa forma ve algum potencial ( mesmo que não o tenha , pelo menos a vontade não lhe falta )
    2º Tenta ameaçar as pessoas que começam este meio aos poucos para continuarem sempre por cima :)

    criticar é sempre muito fácil, é a típica mentalidade do zé povinho!
    Se a tua noção de styling é assim tao "vasta" e "alargada" como tentas demonstrar porque te preocupas com "gente desta" que mal está a começar....

    Não me leves a mal mas apenas nao compreendo

    ResponderEliminar
  5. PS: para acrescentar....
    engraçado como sabe a pessoa deste comentários acima se esta rapariga estuda ou não styling? visto que ela não disponibilizou essa informação.
    Para além disso, não é uma "miudazinha" , o mesmo não posso dizer do anónimo que escreveu tais comentários, as pessoas não se medem nem pela idade, dinheiro , credo ou raça. Acho que antes de vir para aqui criticar ou mandar "opiniões" devia tirar umas horas para aprender a ter bons modos e educação.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada a segunda Anónima pelo seu comentário. Mas não vale a pena debater mais sobre este assunto porque estes comentários têm um grande indicio de serem de alguém que me conhece pois afirma muita coisa com muita certeza como por exemplo se eu tenho ou não faculdade na área. E mesmo que não tivesse, há muita gente que começou sem qualquer experiência aqui em portugal, apenas com o 12º ano foram trabalhar para áreas como a Moda ou Produção de eventos, conheço grandes directores de ambas as áreas que nem curso têm. Claro que hoje em dia não é tão perdoável pois as oportunidades de estudo são outras mas mesmo assim ainda existem muitas áreas incluido as que referi que não têm grande apoio de ensino e dai haver muita boa gente e matar-se anos a fio a estudar arquitectura e depois perceberem que afinal gostam mesmo é de fotografia ou produção de eventos, ou que estudam psicologia mas que afinal gostam é de maquilhagem, essas pessoas não têm o direito a uma oportunidade? Por isso nem vou apagar estes comentários, por pior aspecto que dê , para dar o exemplo que isto também faz parte do meio, aliás de qualquer mercado de trabalho.

    ResponderEliminar
  7. ah e para informar qualquer visitante do blog: eu ainda não recebo dinheiro para fazer trabalhos de styling porque EU decidi por-me á prova a mim mesma primeiro aprendendo aos poucos, e o serviço de books é em parceria com pessoas na área que têm experiência.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite,

    1º Não deixei em altura alguma de ter bons modos sempre que me exprimi neste blog com educação. Se foi apagado algum post que eu não tenha visto então deverá estar aí a explicação para essa afirmação, mas devo referir que não é da minha autoria.
    2º Se estou a dizer que a Vanessa não faz Styling é porque não tenho obviamente medo que ela "roube" clientes a quem o faz. Tanto que frizei que pode inclusivamente ter muita gente a dar-lhe dinheiro para isto que faz (que não é styling mas há de ter um nome). Um médico, por exemplo, também nunca vai tirar emprego a um advogado a exercer na sua área de formação (ou experiencia).
    3º A anónima 2 apresenta 2 motivos pelos quais eu possa estar a dar a opinião, falhando redondamente, mostrando, na minha opinião, ter uma visão bastante negativa e superficial das coisas. Eu vim dar opinião porque me chegou à caixa de e-mail uma mensagem com uma espécie de publicidade que me direcionou para este site.
    4º Não faço ideia qual é o percurso académico da Vanessa, e nunca me referi ao mesmo, mas acredito ainda que no tal post em que uma anónima não teve modos constasse também que ela conhecia, porque nos meus não.
    5º Eu pensei que a Vanessa pudesse ainda fazer styling e que por ler os meus comentários abrisse um bocadinho os olhos, a questão é que em vez de ter ganho coragem para ela ir saber mais acerca dessa área (recorrendo a um curso ou estudando por ela mesmo) prefere continuar na mesma. Não sei como funciona em Lisboa, mas por exemplo, em Milão o meio é mais pequeno do que parece e ter essa atitude pode ser a "morte" do artista.

    Mas pronto, já percebi que não vale sequer a pena perder tempo com chamadas de atenção. Eu dou aulas a quem quer aprender e tem uma atitude mais humilde, e realmente vou-me ficar pelas minhas aulas porque vir aqui trocar alguma informação não funciona pois aqui tem-se uma postura perante o conhecimento um pouco retraída e não sou sequer paga para o fazer.

    ResponderEliminar
  9. És optima pessoa e estas no caminho que ruma ao sucesso, com trabalho vais recolher os teus frutos. Desejo-te toda a sorte do mundo!!

    ResponderEliminar
  10. se quiser pode deixar a conta que eu pago ;)

    ResponderEliminar
  11. eu já agradeci os seus comentários pelas criticas construtivas mas não se pode falar do que não se sabe, eu realmente quero tirar um curso na área mas também tenho estagiado na mesma (a experiência vale mais que qualquer curso) e já estive em londres a viver com esse objectivo mas os cursos não são públicos e não direccionados para pessoas de classe média como eu que não tem recursos para pagar um curso desses, a não ser que ganhasse o euromilhoes e mesmo assim nõ fico a olhar po céu a espera dum milagre e para árvores a espera que o dinheiro cresça, só eu sei o quanto já lutei para conseguir ter um curso desses e essa publicidade foi um desses meios, já ganhei concursos que me ofereciam descontos nos tais cursos e mesmo assim não dá! Eu agradeci as criticas com as quais concordava como provavelmente os trabalhos que publiquei até agora não são o melhor exemplo do que eu tenho feito. Mas agora vir aqui alguem criticar que eu não faço o meu trabalho de casa em pesquisas, que não me cultivo, que não faço de tudo para aprender mais e que não sou humilde o suficiente, não posso aceitar tais chamadas de atenção de um desconhecido quando não são verdade, alias eu sou a primeira pessoa a admitir os meus defeitos. Por mais que seja entendedor da área não é entendedor da minha pessoa e só eu sei o que faço, fiz e deixo de fazer para ser uma melhor profissional. Eu não estou aqui a afirmar-me que sou aquilo ou isto, talvez o erro seja da palavra "styling" porque eu gosto de ser polivalente e faço um pouco de tudo e os meus trabalhos apenas de styling não foram ainda publicados. Por isso acredite que os seus comentários foram levados em conta e mudarei o nome do blog. Mas continuo a não concordar que não faço styling, pois faço mas não apenas, vou desde da consultoria, a vitrinismo, a dress styling, a produção criativa à produção executiva, etc etc Aprender sozinha ninguem disse que era fácil e agradeço a quem me tira o chapeu e me admira por isso. Alias todo este tempo estive curiosa para ver se dizia então o que é styling.
    Obrigada e quem sabe um dia serei sua aluna, e espero que nessa altura quando vir o meu nome não tenha um julgamento precoce sobre mim como pessoa e como trabalhadora e que me dê uma oportunidade como espero que dê aos restantes alunos. Não sou retraida e estou aberta a qualquer chamada de atenção mas que tenha pés e medidas mas isto não é um portfolio mas um "diário" dos trabalhos que fiz no passado e dos que vou fazendo e entre isso achei engraçado por imagens que gosto, infelizmente de todos os trabalhos que tenho feito, ainda não recebi fotos de nenhum. Tenha isso em conta.
    E fiquemos por aqui ;)

    ResponderEliminar

Diz-me o que achas!